Contrariando

Voltando a postar.

sábado, 15 de outubro de 2011

Gestão Democrática.



 
Muito tem se falado em participação democrática na atualidade, tentando despertar a consciência dos cidadãos envolvidos neste ambiente, sinalizando para a importância do engajamento da comunidade escolar. Essa sonhada gestão participativa passa pelo despertar individual analítico critico consciente de cada membro e em seguida pelo sentimento de transformação da realidade vivida pela comunidade de tal instituição. Por isto deve se alcançar um numero significativo dessas pessoas compromissadas com essa nova proposta objetivando assim a tal sonhada participação democrática.
É neste contexto que deve surgir à organização das ideias. Sendo diversas e divergentes de pensamentos e ideologias, politica ou religião todas devem estar a serviço do bem estar coletivo que é a comunidade escolar. Só através do respeito a essa maravilha da pluralidade cultural e que podemos chegar à construção de um ideal momentâneo, pois tudo se transforma com o tempo ate mesmo as necessidades vividas, influenciando a busca de novos caminhos na educação.
O ponto de partida deve ser o descontentamento. Sim a escola é um lugar de conflitos ideológicos de visão do mundo. Estar vivo é querer melhorar sempre e isto traz o descontentamento com a realidade, uma vez que nada é perfeito e estamos em constante transformação.  Se estiver “tudo bem” algo já esta errado ou estamos mortos para o mundo. Então avaliemos a instituição e seus membros como um todo e nunca em particular, para não cairmos em tentação.
Avaliação deve ser um instrumento de aferimento das ações desenvolvidas na busca da excelência e que os indicadores sejam ferramentas para a mudança. Os membros da comunidade, docentes e discentes, funcionários em geral devem agir com transparecia, decência, ética, atuação de seus valores morais e profissionalismo buscando a competência e sendo sensível aos apontamentos da avaliação conduzindo o processo ao caminho da justiça e da qualidade, mesmo cientes das inúmeras dificuldades e limitações vivenciadas por cada um em particular.
A gestão democrática participativa tem como meta contribuir para a melhoria na qualidade do ensino aprendizagem e para o bom gerenciamento administrativo publico, refletindo sobre a educação em sua visão, angustia e anseio, exigências e questionamentos da comunidade escolar no que diz respeito à teoria e a pratica, face aos desafios e mudanças na educação. É preciso termos compromisso e aceitar essa nova realidade.


Sama Costa

6 comentários:

  1. Muito bom, é de fato que tenhamos a consciência de contribuir para uma melhoria no Ensino,e concordo onde você aborda que o Profissional tem que agir com Ética, e tem que ter seus valores morais assim deixando transparecer.
    Assim, nunca deixando sua vida particular influenciar na vida profissional.

    Parabéns Professora. beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Também acredito que tem que se despertar individualmente a gestão democratica participativa e que a escola tem fundamental importância nesse despertar.
    Muito bom texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O QUE EU ESTOU SABENDO É QUE O GOVERNADOR ESTÁ TRABALHANDO PARA QUE OS DIRETORES E DIRETORAS DOS COLÉGIOS SEJAM ELEITOS PELA COMUNIDADES ESCOLAR. OU SEJA: PAIS, ALUNOS ,APPS, ETC... POIS SÓ ASSIM TEREMOS UMA EDUCAÇÃO DE VERDADE..

    ResponderExcluir
  4. É com o trabalho de cada um e a somatória de todos os esforços que se alcança a melhoria no ensino.. Ótimo trabalho profª.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a gestão democrática na escola uma vez que é tão almejado pela comunidade escolar,o gestor sendo escolhido pela comunidade acredita-se que ela trabalhará muito em prol dessa comunidade,porque os gestores tendo conhecimento da real necessidade da escola ele buscará recursos para que essa escola transforme num espaço produtivo e fazer um trabalho mais consciente em prol da comunidade estudantil!

    ResponderExcluir
  6. Opinião de um amigo meu que não conseguiu postar.
    Concordo plenamente a sua citação, onde diz que, estamos sempre em transformação, pois é o que está acontecendo sempre com as pessoas e com o mundo, quando não transformamos, quando não mudamos o nosso jeito de pensar, o nosso jeito de agir, dá a ligeira impressão que estamos deslocados de todo o mundo.Rafael Gontijo

    ResponderExcluir